Higiene Oral nos patudos


Olá, minhas alforrecas de morango.
Quantos de vocês que têm animais de estimação sentem que o vosso amigo tem mau hálito?
A halitose, acumulação de tártaro, inflamação das estruturas da cavidade oral são problemas muito comuns em cães e gatos, e a verdade é que muitos donos apenas vêm à consulta quando o problema já é bastante grave: quando o animal já se está a babar, está com dificuldade em comer, grita de dor, quando já têm infeções graves.
Em consultas com donos que têm um patudo bebé em casa falo sempre da higiene oral e o quão é importante para a saúde e bem estar do novo membro da família. A maior parte fica muito surpreendido por esta opção sequer existir. A verdade é que existem muitas opções para que eles tenham uma boca bem cheirosa e saudável.
Vamos então ver as opções que existem:
  • Escovar: Muitas pessoas vão logo dizer que é uma tarefa impossível! Para alguns animais pode ser de facto de verdade, para outros é apenas uma questão de habituação. Principalmente se tiverem uma animal bebé em casa, mesmo que ainda não tenha mudado para a dentição definitiva, comecem logo a escovar. Quanto mais cedo se começar mais fácil será. Existem escovas e dedeiras de vários tamanhos e estilos. É uma questão de tentarem escolher uma que mais aproprie ao vosso animal
  • Pasta de dentes: As nossas pastas de dentes não podem ser usadas nos patudos porque eles a vão engolir, ao contrário de nós. Existem já muitas marcas no mercado dedicadas aos nossos meninas, de vários sabores e consistência. Ajudam a reduzir o mau hálito, previnem a a cumulação de placa bacteriana e alguns até fazem uma micro-esfoliação aos dentes, o que significa que não precisam necessariamente de escovar (apesar de ser o ideal). Com algumas pastas podem apenas colocar uma porção na ponta do nariz, eles lambem e a pasta faz o seu trabalho sozinha enquanto o cão/gato se lambe.
  • Ossos de limpeza: É importante escolher uns dental sticks que o cão/gato os roa e mastigue várias vezes, porque se der apenas duas dentadas e o engolir quase inteiro não vai fazer nada. Para além disso, existem várias marcas que têm muita gordura e acabam por fazer os animais engordarem. 
  • Elixires e pós: Existem também produtos em pó para colocar na comida ou elixires para se pôr na água. Estes têm uma acção enzimática sobre a produção de tártaro e placa bacteriana. É uma boa opção para animais que nao deixam mesmo escovar os dentes.
  • Ossos e outras comidas: Cenoura e o talo dos bróculos crus são óptimos substitutos aos dental sticks, já que são naturais. Como são alimentos duros, fazem uma óptima acção abrasiva nos dentes ajudando a remover os restos de comida acumulados. Em cães de porte grande também se podem dar ossos de vaca crus uma ou duas vezes por semana para ajudar a limpar os dentes. Ossos pequenos e de aves devem sempre ser evitados, já que se partem e podem causar perfurações.
  • Brinquedos: Também já existem muitos brinquedos fabricados com o intuitos de ajudarem na higiene oral por terem vários filamentos duros. Alguns até trazem uma pasta de dentes no interior que vai sendo libertada à medida que o animal vai roendo.
Por isso, como acabaram de perceber, acabaram-se as desculpas para o vosso animal não ter um sorriso Pepsodent e um hálito fresco. Existem inúmeras opções no mercado, apenas têm de escolher aquelas que se adequa melhor à personalidade e gostos do vosso animal.

PARA QUALQUER DÚVIDA OU SUGESTÃO QUE TENHAM, NÃO HESITEM EM DEIXAR UMA MENSAGEM NOS COMENTÁRIOS. NÃO SE ESQUEÇAM DE PARTILHAR AS VOSSAS HISTÓRIAS CONNOSCO!



Comentários

  1. Post bastante útil, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Quando eu tiver um doguinho, vou seguir essas dicas
    Seguindo
    Postagem nova, se puder me ajude a ganhar dólares clicando nos links
    https://meuestiloe.blogspot.com/2019/10/vida-colorida-pistache.html
    Bjus

    ResponderEliminar
  3. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos❤️ !!

    Meu Blog: Ganhadores MaraCap

    ResponderEliminar
  4. é mesmo muito importante, tive uma cadela que simplesmente se sentava e esperava que lhe escovasse os dentes, era uma experiencia fenomenal

    Mimi in the Mirror

    ResponderEliminar
  5. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Thaís Reis

    ResponderEliminar
  6. Conheci esse site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! 👏

    Meu Blog: Mariah Silva

    ResponderEliminar
  7. Conheci agora seu blog e estou amando de verdade, suas postagens são ótimas.... Sempre estou visitando e lendo tudo que você publicar aqui!

    Parabéns!

    Meu Blog: Resultado JF da Sorte

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares